SOBRE

Celso Junior é jornalista. Nasceu em Ribeirão Preto, onde iniciou sua carreira jornalística nos idos dos anos 1990. Foi em redação de jornal impresso que ele descobriu sua vocação para a fotografia. Ingressou no jornal O Estado de São Paulo, em 1997, onde atuou até 2012. Lá, arrebatou inúmeros prêmios importantes, precisamente 12, credenciando-o a um dos melhores fotojornalistas do País.

Em 2004, mudou-se para o escritório do jornal em Brasília, acompanhando o ex-presidente Lula ao longo de oito anos. Nesta mesma temporada, atuou nas Copas do Mundo da Alemanha e da África do Sul, em 2006 e 2010, respectivamente, e na Olimpíada Rio 2016. Uma das mais relevantes foi a temporada de 40 dias em no Vaticano, cobrindo a morte do Papa João Paulo II, bem como a escolha no novo pontífice à época, Bento XVI.

Celso Junior também tem história no mercado editorial com livro O rio – uma viagem a alma do Amazonas, pela editora Record, em parceria com o escritor Leonêncio Nossa. Em 2012, investiu no segmento prestige. Montou sua agência de fotografias especializada no segmento e atende a agência internacional Getty Images e a editora GPS|Media.

As três décadas na fotografia lhe renderam inúmeras possibilidades de vivenciar histórias e transformá-las em imagens contundentes. Imagens que se sobressaíram das páginas impressas para se acomodar em paredes de colecionadores. Em 2020, este trajeto ao longo dos últimos anos se desdobrou na abertura de seu espaço próprio, a GaLeRia, onde seu trabalho foi elevado a obra artística.